Castrar Animais

Existem algumas maneiras de se lidar com o problema dos animais abandonados:
Você pode ignorá-los.
Pode também chamar a carrocinha e se livrar rapidamente deles.
Nestes dois casos, você os estará condenando à morte prematura e lhes tirando toda chance de serem felizes e de fazer alguém feliz.
Ou pior ainda, os animais serão encaminhados para pesquisas, onde serão torturados lentamente e sem compaixão até a morte.
A outra possibilidade, a castração, deveria ser patrocinada pelo poder público que, infelizmente, não honra seu voto e nem seus impostos.
Você, por outro lado, pode dedicar aos animais um pouco de seu tempo e encaminhá-los para uma vida digna.

A castração é a única saída para evitarmos a proliferação dos animais abandonados.

A castração é a única possibilidade viável de acabarmos com as mortes desnecessárias.
O desrespeito das pessoas e do poder público para com os animais só será amenizado quando a quantidade de animais de rua diminuir de forma drástica.
Hoje tornou-se natural nosso contato diário com a miséria e o abandono.
Quando a miséria e a dor deixam de chocar as pessoas, pois o fato se tornou banal, só a diminuição do problema pode surtir algum efeito: quando as pessoas deixarem de ver animais morrendo pelas ruas o tempo todo, irão se chocar com casos esporádicos.
E isto só poderá ocorrer se os animais forem castrados e pararem de procriar. Com o passar do tempo, os que permanecerem nas ruas irão morrer e não deixarão descendentes.
Você sabia que uma cadela de rua pode gerar, em 10 anos a seguinte descendência:
Projeção feita com cadelas com 2 crias por ano e 2 a 8 filhotes por cria:
1º ano – 12
2º ano – 66
3 ano – 382
4 ano – 2.201
5 ano – 12.680
6 ano – 73.041
6 ano – 420.715
8 ano – 2.423.316
9 ano – 13.968.290
10ano – 80.399.980

Temos que tentar fazer as pessoas compreenderem a necessidade de ter em casa somente animais castrados e de doar sempre animais castrados.
Esta é a única saída para o problema do abandono e do excesso populacional.
Para que a medida seja ainda mais eficaz, devemos também ensinar as vantagens da castração de um animal:
ele ficará livre de várias doenças e terá uma vida muito mais longa e saudável. A castração previne contra câncer de mama e útero nas fêmeas, principal causa de morte em cadelas adultas e o câncer de próstata nos machos. Ela ainda impede fugas e atropelamentos de machos que fogem atrás de fêmeas no cio: 90% dos animais que se extraviam não são castrados.

Você, que é cidadão consciente e não perdeu o respeito pela vida, poderá abrigar estes animais por breve período enquanto procura um lar para acolhê-los. Além do prazer que é cuidar de um animal, você também se sentirá gratificado por haver salvo uma vida.
Com isto, você estará diminuindo o problema do abandono e do excesso de população de cães e gatos, proporcionado uma saída para animais sem nenhuma chance e contribuindo para a valorização da vida.
Por isto não se omita, sempre que puder, castre um animal e salve uma vida.

Maria Augusta Toledo