terça-feira, 2 de agosto de 2011

Xixi e Coco em lugar certo

Por que nossos animais de estimação fazem xixi e coco em lugar errado ao invés de onde queremos que façam???
A resposta para isto nos levará a sabermos como corrigir estes hábitos.

Por que não sabem onde queremos que façam.


Quando criançinhas nossos pais levam em média dois anos para nos ensinar onde devemos fazer xixi e coco, temos toda a atenção deles, mas não nossos pets. Estes gostaríamos que viessem já previamente programados para xixi e coco no lugar certo. Não é assim que funciona.
Os animais não entendem a linguagem verbal, podem até acatar a alguns comandos, mas não tem entendimento da linguagem verbal. ( a não ser nas piadas de papagaio J )
Quando conversamos com nossos animais de estimação devemos sim "falar" em uma linguagem que eles entendam, e temos certa dificuldade para isto.
Bater no animal quando encontramos excrementos em lugares errados é dizer para eles que não queremos o excremento ali, não que não deveria ter sido liberado em tal local... Existem muitos casos de animais que chegam a comer excrementos tentando retirá-los do local inadequado ... Não é o que queremos...
Para isto propomos uma atuação em duas frentes:

Dizer onde queremos que o "serviço" seja feito

Para isto devemos embeber uma folha de jornal no xixi de nosso animal de estimação e colocar este jornal (com o xixi) onde queremos que façam suas necessidades. Podemos até colocar um exemplozinho de fezes no local. É o princípio do Pipi-Dog, só que ao natural ;-)
Existem casos extremos que marcamos a área toda com jornal de forma que o animal não tenha a opção de fazer fora do jornal, depois vamos restringindo a área com jornal até chegarmos no local onde desejamos.
Sempre que seu discípulo acertar a mira na área permitida lembre-se de reforçar muito, com carinho e afagos ;-)

Dizer onde não o queremos.

Para isto podemos sim utilizar um pouco de repressão, rosnar ao nosso amiguinho quando encontramos suas marcas em lugares proibidos. Repressão com moderação. J
Também existem produtos repelentes que tem apresentado resultados excelentes. Temos utilizado na clínica e em casa, recomendado para clientes produtos a base de Metil Nonil Cetona: O Eduka é um produto lançado pela Cheida Vieites & Cia Ltda - (SAC 13- 3299 5732) assim como
o similar Pet Away da AGX Vet Co - Sespo Ind. Com. Ltda. (SAC 12 - 39531022).
Lave o local bombardeado com água e sabão, desinfete com cloro ( hopoclorito) e aplique o produto. Inicialmente exige 3 aplicações por dia, até a não mais ocorrência, mantendo de 12 X 12 horas durante no mínimo 90 dias. Funciona.
Nossos resultados tem sido excelentes nestes meses todos tanto para uso
em nossa clínica - POLIVET-Itapetininga Policlínica Cardilogia & Odontologia Veterinária quanto no Ninho dos Lobos Guara (http://www.polivet-itapetininga.vet.br) quanto para nossos clientes.

Por que querem marcar o seu território

Este é um princípio natural, principalmente nos machos. Neste sentido a castração pode sim ser de bom auxílio, mas animais velhos, já acostumados a marcar seus territórios raramente terão efeito realmente positivo quanto a este detalhe. Castrados eles serão mais longevos, terão menor propenção a câncer, infecções de próstata e derivados, mas o efeito de marcação de território pode até não ser significativo.

Preconceitos que devemos evitar : Coco na casa do visinho


Alguns clientes têm comentado que soltam seus animais para defecar na rua. Ora. Isto é o mesmo que colocar coco na porta do vizinho. No mínimo é anti cristão - Amai ao próximo como a ti mesmo não permitindo que seu cão faça coco na porta do próximo.
Pela lei de responsabilidade na guarda de animais somos responsáveis por tudo o que nosso animal fizer na rua, além de estarmos expondo-o a riscos de ser atacado, atropelado, ter contato com animais que poderão lhes transmitir doenças como a ciniomose e parvovirose, ou ainda do grupo DST - Doenças sexualmente transmissíveis- como é o caso do TVT - Tumor venéreo transmissível.
Portanto, não solte seu animal- Campanha anti caca

Nenhum comentário:

Postar um comentário