sexta-feira, 22 de julho de 2011

Recomendações para Banhos

A pele e o pêlo dos animais têm uma oleosidade natural, importante para a sua proteção. Ao dar banho, essa oleosidade é removida e demora um tempo para que volte ao normal. Evite dar banhos com intervalo de tempo menor que 10 dias.


A água do banho deve estar morna, em torno de 38º C, pois a pele dos animais é mais sensível à temperatura que a humana. Ao secar com secador de cabelo, evite que o jato de ar seja direcionado diretamente sobre a pele do animal, use temperatura morna e passe a mão junto, com muito cuidado para não queimar a pele, pois o secador de cabelos usado em casa tem temperatura superior ao secador usado em pet shops.

O cuidado com as orelhas é imprescindível, e devem ser colocados chumaços de algodão e evitar jogar água na direção do conduto auditivo. A limpeza deve ser feita após o banho, com um algodão (não use cotonete) umedecido em solução fisiológica ou algum produto específico para esse fim, e depois, seco com algodão. Não use gaze ou papel higiênico.


Banhos em filhotes


Não são recomendados banhos em filhotes antes do esquema de vacinação estar completo, por volta dos 3 meses de idade. Porém, em caso de extrema necessidade, é permitido, observando-se atentamente alguns cuidados essenciais. Se for possível utilizar apenas um algodão embebido em água morna para limpá-lo, é melhor.

Jamais leve um filhote não vacinado a um pet shop. O banho deve ser dado em casa e com muito cuidado, pois qualquer resfriado pode diminuir a resistência e ser o início de uma virose grave.

É importante salientar que filhotes que ainda mamam podem ser rejeitados pela mãe caso sejam usados no banho shampoos ou produtos com perfume ou cheiro muito forte. Portanto, evite ao máximo dar banho em filhotes muito novos. A mãe geralmente cuida da higiene de seus filhos, e a intervenção humana pode atrapalhar.


Procedimentos para Banhos em Filhotes


1 - Prepare tudo o que precisará para o banho: bacia, termômetro, shampoo para bebês neutro (diluído – duas partes de shampoo e uma de água), 2 toalhas, secador de cabelo.
2 - Se o filhote for muito novo, não coloque algodão nas orelhas, e não molhe a cabeça.
3 - Feche as janelas do quarto para onde levará o filhote depois do banho.
4 - Feche portas e janelas do banheiro, ligue o chuveiro (chuveirinho) e coloque a bacia dentro do box. Verifique a temperatura da água (deve estar por volta de 38º C, temperatura usada para banhos de bebês).
5 - Coloque o filhote dentro da bacia, sempre segurando-o com uma das mãos. JAMAIS o deixe solto dentro da bacia. Deixe-o numa posição intermediária entre a posição quadrúpede (como os cães andam) e bípede (como os humanos andam), inclinado, para a água não cair na cabeça.
6 - Molhe o filhote do pescoço para baixo.
7 - Ponha um pouco de shampoo diluído em água na mão e passe no filhote, massageando o pêlo e removendo a sujeira.
8 - Não deixe agir, remova imediatamente, com o jato do chuveirinho, passando a mão para retirar qualquer resíduo do produto.
9 - Enxágüe MUITO bem. Não esqueça de enxaguar as patinhas que ficaram dentro da bacia, com água e sabão.
10 - Retire o filhote da água e, ainda dentro do banheiro, seque-o com uma tolha macia (pode ser toalha fralda), delicadamente.
11 - Enrole-o numa outra toalha seca, e leve-o para o quarto para terminar de secá-lo.
12 - Se necessário, use o secador de cabelo, em temperatura morna e jato não muito forte, nem direto sobre o pêlo. Segure o secador a pelo menos 40 cm de distância do filhote e passe a mão no pêlo enquanto seca. Cuidado com jato de ar nas orelhas. Evite demorar muito para secar, pois os filhotes têm medo do barulho e do vento do secador de cabelo.
13 - Não use perfumes, óleos, ou qualquer produto, mesmo de uso veterinário em filhotes, sem a indicação do Médico Veterinário.
14 - Após o banho, não deixe o filhote no chão, quintal ou canil, mesmo com a presença da mãe. Espere alguns minutos, pois ele sente frio. O ideal é colocar o filhote junto com a mãe na caminha ou casinha, com panos limpos e cobertores.
15 - Observe a reação da mãe até que ela comece a cuidar do filhote.




Não esqueça de seguir atentamente essas recomendações. Caso tenha alguma dúvida, pergunte ao Veterinário. Não deixe de consultar um Veterinário para obter orientações sobre os cuidados específicos para o seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário